Anais com os trabalhos apresentados no 19º ENPJ

Link para os trabalhos 

http://soac.abejor.org.br/?conference=19enpj&schedConf=encontrodeprofessores&page=schedConf&op=presentations

 

 

Orientações para cadastro no Lattes

ISSN 1981-5859

Como citar:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: 19º ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO, XIX., 2020, São Paulo. Anais... São Paulo: ABEJ, 2020

 

 

Localize e salve seu(s) certificado(s)

certificados: https://drive.google.com/drive/folders/1t-3da8wMi6P7m-w75asTzozsEyTNsBxV

 

 

 

 

 

Abej está mudando para o Grupo do Google 

solicite a adesão

https://groups.google.com/g/abej---associacao-brasileira-de-ensino-de-jornalismo

 

 

Diretoria Eleita  

2020-2022

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eleita no diretoria da Abej no 19º ENPJ que foi realizado em parceria com os cursos de jornalismo da ECA-USP e ESPM

A primeira proposta de reunir professores dos cursos de Jornalismo surgiu de um grupo que participou do Seminário de Atualização para Professores de Jornalismo, promovido pelo Labjor da Unicamp, em 1994. No mesmo ano, a ideia foi levada para o encontro anual da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), em Piracicaba (SP), ampliando o número professores interessados, e foi marcado o I Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. Em ambas as ocasiões, foram feitas avaliações gerais sobre a realidade dos cursos de Jornalismo e a necessidade de realizar discussões sistemáticas visando à busca de novos caminhos a partir das experiências desenvolvidas pelos docentes.
O 1º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo ocorreu durante o Intercom de 1995, em Aracaju (SE). Na oportunidade, vários temas foram levantados. Entre eles o Projeto Pedagógico para o curso de Jornalismo, o perfil dos professores de Jornalismo, o estágio e a inserção dos professores nos projetos de Pesquisa e Extensão. Foi reafirmada, ainda, a oficialização do Núcleo de Professores de Jornalismo junto à direção da Intercom, a fim de que as atividades a serem desenvolvidas passassem a fazer parte da programação da entidade.

Por causa da pandemia da Covid-19, pela primeira vez, nesses 25 anos de história, o 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo teve que ser realizado, exclusivamente de forma remota. Iniciando no dia 15 de outubro de 2020, com uma série de palestras, como “Esquenta” para realização do Encontro Nacional que aconteceu entre os dias 25 e 27 de novembro com a posse da nova diretoria eleita para o mandado 2020 – 2022.

O Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ) é promovido anualmente pela ABEJ – Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (antigo FNPJ – Fórum Nacional de Professores de Jornalismo), com a finalidade de reunir docentes e discentes da área para refletir, trocar experiências e resultados de pesquisas sobre o ensino, pesquisa e extensão.
O evento deste ano, o terceiro promovido com o nome de Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo, foi organizado em parceria entre ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e ECA – Escola de Comunicações a Artes da Universidade São Paulo. Como nos anteriores, a lógica é ampliar o intercâmbio de experiências relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão em Jornalismo no País.

Diversos eventos compuseram a programação do 19º ENPJ, como o 15º Pré-Fórum da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ); 10º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo; 15º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo o lançamento de livros, entre outras atividades.

Assim, a entidade chega ao seu 19º Encontro no ano de 2020, com larga folha de serviços prestados ao Jornalismo, ao ensino, à extensão e à pesquisa em Jornalismo no Brasil, formando hoje, junto com a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), um grupo de entidades que está à frente das lutas por um Jornalismo de qualidade no Brasil.

Mais informações complementares estão disponíveis no sítio da Abej:  http://www.abejor.org.br/novo/institucional e informações sobre o evento desse ano, sobre participação de Professores e Pesquisadores, palestras e apresentações de trabalhos, bem como a composição de toda diretoria eleita para o manado 2020-2022 da Abej, pode ser acessada no sítio  https://abej19enpj.wixsite.com/jornalismo

Mensagem de boas-vindas ao 19ENPJ 

https://youtu.be/SjMD2m2ZmXY

ENCERRADA AS SUBMISSÕES

Submissões de Trabalhos até dia 25/10

http://soac.abejor.org.br/?conference=index&schedConf=index&page=index&op=index

O Ensino do Jornalismo como instrumento de defesa para uma sociedade democrática

19º ENPJ define novas datas para Encontro Nacional
 

Evento acontecerá entre os dias 25 e 27 de novembro de forma remota
A coordenação local em acordo com a diretoria da Abej confirmou para os dias 25, 26 e 27 de novembro a realização do 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo e do XV Ciclo Nacional de Pesquisa, Ensino e Extensão em Jornalismo. Nesta oportunidade, o evento acontecerá na modalidade remota, como forma garantir à saúde dos/das participantes e a manutenção da agenda do Encontro.


A partir disto, o comitê organizador, formada por representantes dos cursos de jornalismo da ECA-USP e ESPM e da Abej, informa que a programação inicial será ajustada, reduzindo a oferta de mesas durante os dias de evento. “Atividades remotas apresentam desgaste emocional/físico maior do que o presencial, reduzindo a programação para os dias do Encontro”, pondera Guilherme Carvalho, vice-diretor científico da Abej. Mesmo assim, a ideia foi a garantir os pressupostos do evento: oportunizar o debate e a reflexão sobre o ensino do jornalismo em suas mais diversas manifestações. 


Uma das estratégias para manter os debates programados para o evento presencial será a realização de lives ao longo das semanas que antecedem o evento propriamente. “Com isto, esperamos garantir, ainda que de forma remota, a oferta de temas pensados anteriormente”, avalia o professor Dennis Oliveira, da ECA-USP.


Já em relação ao XV Ciclo Nacional de Pesquisa, Ensino e Extensão em Jornalismo, a Diretoria Científica informa que o prazo será reaberto para envio de novas submissões, sem prejuízo aos que já tiveram seus trabalhos aceitos.  


Submissões de trabalhos até 25 de outubro de 2020

http://soac.abejor.org.br/?conference=index&schedConf=index&page=index&op=index

 

Dia: 25 à 27 de novembro de 2020
Locais: 

ONLINE

 

Realização:

Curso de Jornalismo da ESPM  

CJE - Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP